O iOS 7, mais recente versão do sistema operacional móvel da Apple, está instalado em 74,1% dos iPhones nos EUA, de acordo com levantamento feito pela empresa de análise de publicidade móvel Chitika, com base em dezenas de milhões de impressões coletadas entre 25 de outubro e 18 de novembro. O resto da base norte-americana com iPhones está dividida da seguinte maneira: iOS 6 (22,4%), iOS 5 (2,5%), iOS 4 (0,9%) e iOS 3 (0,1%).

Android

Enquanto isso, o Android segue fragmentado no mundo, segundo dados do próprio Google. A versão mais recente, chamada KitKat (Android 4.4), está presente em apenas 1,1% dos devices. A Jelly Bean (Android 4.1 a 4.3) é a mais popular, respondendo por 54,5% da base. Ainda há muitos aparelhos rodando Gingerbread ( Android 2.3) e Ice Cream Sandwich (Android 4.0), respondendo por 24,1% e 18,6% da base, respectivamente. O restante se divide entre Froyo e Honeycomb.

Análise

A rápida adesão à nova versão do iOS é explicada pela sua fácil instalação e disponibilidade para praticamente toda a base de usuários. No Android, a migração é dificultada pelos próprios fabricantes, seja por questões comerciais ou técnicas.