O WhatsApp tem tudo para se transformar em um dos mais importantes canais para a comunicação entre empresas e consumidores no Brasil. Os novos termos de serviço do aplicativo permitem a troca de mensagens comerciais e o mercado aguarda ansioso a disponibilização de uma API para chatbots, provavelmente adaptada a partir daquela que o Facebook, seu controlador, criou para o Messenger. A receptividade dos brasileiros à ideia é alta: 74% dos usuários ativos mensais (MAUs, na sigla em inglês) do WhatsApp no Brasil têm interesse em se comunicar com marcas ou empresas pela plataforma de mensagens. É o que revela a mais nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Mensageria no Brasil.

Quando perguntados sobre o que gostariam de conversar com empresas pelo WhatsApp, 70,3% responderam que querem receber promoções; 67,8%, tirar dúvidas ou receber suporte técnico; e 66%, comprar produtos ou serviços.

As mesmas perguntas foram feitas para os usuários ativos mensais do Messenger e do Telegram no Brasil. Além disso, a pesquisa comparou a popularidade de cada uma dessas plataformas de comunicação instantânea assim como a do SMS no País, em proporções de MAUs e de usuários ativos diários (DAUs, na sigla em inglês). Também foi verificado quais tipos de conteúdo são mais frequentemente trafegados em cada um desses canais (texto, imagens, vídeo, mensagens de áudio, chamadas de voz e emojis) e se os usuários estariam dispostos a pagar pela sua utilização no futuro.

Foram entrevistados 1.884 brasileiros que acessam a Internet e possuem telefone celular, respeitando as proporções de gênero, idade, faixa de renda e distribuição geográfica desse grupo. As entrevistas foram feitas ao longo de julho de 2016. A margem de erro é de 2.3 pontos percentuais. O grau de confiança é de 95%. Esta é a terceira edição dessa pesquisa sobre mensageria, que tem periodicidade semestral. O relatório com os resultados completos desta última pesquisa está disponível para venda no site www.pesquisasmobiletime.com.br pelo preço de R$ 299.