O Facebook apresentou nesta sexta-feira, 4, um novo aplicativo de colagem de fotos (Collage) e outro para vídeo ao vivo (Live Video). Similar aos apps Periscope e Meerkat, o serviço de vídeo da rede social começou a ser liberado para alguns usuários de iPhone nos Estados Unidos.

Após instalar o Live Video, o usuário pode clicar em “Atualizar Status” e selecionar a opção de vídeo ao vivo para começar a gravar. Uma pequena descrição pode ser adicionada ao vídeo, além de visualizar em tempo real a quantidade de pessoas que estão vendo os vídeos e os amigos que curtiram e comentaram.

O Collage agrupa as imagens e vídeos mais recentes  em colagens – como acontece no Instagram – e fará um slideshow dos eventos recentes. Ele foi lançado para iPhone nos Estados Unidos hoje e deve chegar ao Android no próximo ano.

Análise

Uma das maiores dificuldades de qualquer nova rede social é povoá-la. Como fazer as pessoas aderirem a outra rede social, se o Facebook e o Twitter já preenchem suas necessidades? Snapchat, Periscope e Meerkat apostaram em formatos de comunicação diferentes dos existentes até então para atrair usuários – o primeiro com mensagens que se apagam sozinhas depois de alguns segundos e os outros dois com transmissão de vídeo ao vivo.

O Snapchat conseguiu construir uma base razoável de usuários nos EUA e está começando a dar certo no Brasil, pelo menos entre adolescentes. Periscope e Meerkat são mais recentes e ainda lutam para montar uma base significativa de usuários. Porém, o lançamento de uma ferramenta similar de transmissão de vídeo dentro da maior rede social do mundo, o Facebook, joga um balde de água fria sobre os dois apps. Se a facilidade e qualidade do serviço for parecida, será muito difícil concorrer contra uma rede social onde todo mundo já está conectado aos seus amigos.