Rodrigo Abreu, COO da Oi

A Oi reposicionou sua atuação no mercado corporativo com a criação do Oi Soluções, uma área que consolida a companhia como provedora e integradora de ferramentas digitais. Durante o lançamento da divisão nesta quarta-feira, 4, Rodrigo Abreu, COO da operadora, afirmou que a área de B2B é um dos quatro principais pilares estratégicos da companhia, ao lado da operação de banda larga, oferta de atacado e de rede móvel.

“B2B é hoje o segundo maior negócio da empresa, fica atrás apenas do móvel. Além disso, é a maior operação do segmento (TIC) no País, e continuará a ser”, disse Abreu, dando continuidade à fala apresentada em outubro deste ano na Futurecom.

Atualmente, a Oi tem 15% do share de receita do mercado de TI e serviços no País, mas pretende chegar a 33% em 2024. Para isso, a empresa aposta em uma estratégia de alcance regional e na fibra óptica, uma vez que a operadora está em mais de 5,5 mil municípios brasileiros (em 2 mil cidades é a única) e sua rede de fibra tem 36 mil km.

Investimento

Nesta nova estratégia de B2B, a empresa pretende dobrar o Capex investido na área neste ano, como explicou Adriana Viali, head do Oi Soluções: “O que foi apresentado em Oi Soluções exige um Capex expressivo, nós vamos mais que duplicar o Capex de B2B em 2020. Isso vai sustentar tanto o nosso crescimento no Oi Soluções, como na esteira do nosso dia a dia”.

Entre 2017 e 2019, a Oi aportou R$ 1 bilhão no segmento corporativo, isso considerando que a área atua apenas grandes empresas e governo. No mesmo período, a companhia registrou um aumento de 32% em receita. Apenas em 2019, a companhia informou que teve um aumento de 29% no faturamento com B2B.

Clientes e operação

No momento, o segmento corporativo da Oi tem mais de 57 mil clientes em sua carteira. Entre os destaques estão 500 clientes em serviços de segurança e 545 clientes de plataforma web e apps de performance. Da operação, os números apresentados por Viali nesta quarta-feira, 4, mostram que a empresa possui 20 mil veículos sob gestão de frota com mais de 90 clientes, 2,7 mil câmeras de videomonitoramento em ações de segurança pública no Rio de Janeiro e Bahia, além de 33,2 milhões de endereços mapeados com latitude e longitude em 5,5 mil cidades.

No Oi Soluções, a companhia focará em clientes de finanças, varejo e do setor público (governo). Viali afirmou que o potencial no governo é forte, em especial com soluções de videomonitoramento, smart cities, segurança pública, smart taxes (trabalho assertivo em cima de IPTU e avaliação de terreno), dados, telefonia e com a Gestão Digital 360º, um novo serviço de gerenciamento integrado de TI, conectividade e segurança.

Competição

No lançamento da solução, a executiva também comentou sobre a concorrência. Na visão de Viali, o papel da Oi será muito mais de integrador, com alguns momentos focados em parcerias e outras em competição. Mas lembra que a operadora tem potencial de crescimento por sua abrangência regional.

“O mercado é amplo. Muitas vezes estaremos juntos com os grandes. Mas a capilaridade e a nossa forma de atender regionalmente mostram que nós conseguimos ir aonde os grandes (IBM e HP, por exemplo) não estão. Por isso a importância deles na parceria com a Oi”, afirmou a executiva. “Existem alguns mercados nominados como os ‘dez maiores clientes globais’ que a gente não consegue trabalhar junto. Mas acreditamos que a base da pirâmide tem muito mais oportunidade de parceria do que de competição”.