A área de soluções de TI para o mercado corporativo na Oi está ganhando cada vez mais importância. No começo do ano, a operadora contava com quatro diretorias regionais para esse segmento, número que agora foi ampliado para 11. As quatro antigas eram Sul/Centro-Oeste; Norte/Nordeste; São Paulo; e restante do Sudeste. As 11 diretorias atuais são: key accounts; governo federal; Sul; São Paulo; Rio de Janeiro; Minas Grais/Espírito Santos; Centro-Oeste; Norte; Ceará/Maranhão/Piauí; Bahia/Sergipe; e Alagoas/Pernambuco/Pará e Rio Grande do Norte.

“O objetivo é estar mais próximo dos nossos clientes”, explica Anderson França, diretor de vendas de TI para o mercado corporativo da Oi.

O movimento coincide com a estratégia da operadora em se posicionar como uma provedora de soluções completas em tecnologia da informação para o mercado corporativo, não meramente conectividade. “Estamos dando um salto de conectividade para TI. Não somos mais uma empresa de conectividade, mas de soluções”, explica o executivo.

Isso fica claro diante do portfólio de soluções da empresa para esse segmento. Há desde comunicação unificada até o uso de big data a partir de dados gerados pela rede da Oi e que podem ser cruzados com aqueles coletados por roteadores Wi-Fi e sistemas dos clientes corporativos. Um teste está em andamento com uma rede de supermercados para analisar a movimentação dos consumidores dentro das lojas, por exemplo. E na região Sul já houve a utilização por um órgão de governo de dados da rede da Oi para entender o perfil e o fluxo de turistas na região.

Muitas soluções da companhia nascem primeiramente para atender necessidades da própria Oi e depois viram produtos de prateleira. É o caso da solução de gestão de frotas, que é utilizada em 20 mil carros da Oi e agora também em 5 mil automóveis de clientes. Com o uso de sensores, consegue monitorar como os motoristas estão dirigindo, o que pode gerar recomendações que melhoram a eficiência no uso de combustível, por exemplo. São definidos perímetros por onde os veículos podem circular. E é possível integrar com sistemas de gestão de ordens de serviço.

Anderson França, diretor de vendas de TI para o mercado corporativo da Oi, no showroom da operadora, em São Paulo

Outra solução que nasceu dentro da Oi é a de gestão de facilities. Com sensores é possível medir consumo de energia, temperatura, umidade etc. Utilizada nas torres móveis da Oi, a solução agora é oferecida para bancos, hospitais e utilities. Há também testes em andamento na agricultura, com transmissão de dados na faixa de 450 MHz.

Para apresentar todo esse portfólio a potenciais clientes, a Oi mantém um showroom em seu escritório em São Paulo. A operadora segue trabalhando na diversificação da soluções. Um dos objetivos é buscar parcerias com as startups que fazem parte do Oito, seu hub de inovação.