Guerra comercial; China x EUAA Bolsa de Nova Iorque (New York Stock Exchange, ou NYSE, na sigla em inglês) mudou sua decisão de retirar de sua lista as três principais empresas de telecomunicações da China, enquanto realizam “mais consultas com as autoridades regulatórias relevantes”. Assim, China Mobile, China Telecom e China Unicom continuam sendo listadas e negociadas na NYSE “neste momento”. O anúncio da mudança aconteceu ainda na noite de segunda-feira, 4.

Em novembro, o presidente Donald Trump havia assinado uma ordem executiva que proibia os norte-americanos de investirem em empresas suspeitas pelo governo dos EUA de pertencerem ou serem controladas por militares chineses. E, ainda em 31 de dezembro, a NYSE anunciou que retiraria da lista as três companhias de telecomunicações.

A NYSE disse, no entanto, que “continuará avaliando a aplicabilidade” dessa ordem às empresas e seu status na bolsa.

As ações das três empresas subiram imediatamente nesta terça-feira, 5, em Hong Kong, onde também estão listadas. A China Unicom avançou mais de 6%, enquanto a China Mobile e a China Telecom cresceram mais de 5% cada.

A China Mobile, a maior empresa de telecomunicações do país, está listada na Bolsa de Valores de Nova Iorque desde 1997, e as concorrentes China Telecom e China Unicom negociam na NYSE desde o início dos anos 2000.

A ordem de Trump entra em vigor em 11 de janeiro. Os investidores terão até novembro de 2021 para desinvestir nas companhias chinesas.