|Atualizado em 6 de janeiro de 2022 às 16h35 com correção sobre IPO do PicPay| A volta dos brasileiros às ruas no fim do ano passado e a persistente Cris econômica puxaram o crescimento no uso de apps de programas de fidelidade, gestão de milhas e cashback no País, de acordo com a nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps. A pesquisa foi feita entre 10 e 20 de novembro de 2021 com 2.036 brasileiros com 16 anos ou mais que acessam a Internet e possuem smartphone – antes, portanto, do recrudescimento dos casos de Covid-19 verificados na virada do ano.

Aplicativos como AME, Livelo, Smiles subiram de patamar no Radar de Popularidade de Apps enquanto Latam Pass, Oktoplus, Meliuz e Shell Box fizeram sua estreia no gráfico, que aponta os aplicativos mais presentes na tela inicial do smartphone brasileiro. Considerando que as entrevistas foram feitas em meados de novembro, possivelmente promoções relacionados com a Black Friday impactaram nos resultados. O maior crescimento em 12 meses foi registrado pelo app da Livelo.

Merece destaque também o crescimento contínuo de PicPay e Telegram, que agora, pela primeira vez, superaram a barreira de presença na home screen de 10% ou mais dos smartphones nacionais. O PicPay tem investido bastante no crescimento da sua base enquanto se prepara para o seu IPO, além de ter adquirido o GuiaBolso em meados de 2021. E o Telegram vem se consolidando como uma alternativa ao WhatsApp para quem deseja criar ou entrar para grupos ou canais com grande quantidade de participantes, o que é restrito no rival.

Por sua vez, a reabertura de voos e o retorno do brasileiro aos aeroportos explica a entrada no Radar dos apps da Azul, da Latam Airlines e do Latam Pass. 

São incluídos no Radar os apps que aparecem na home screen de pelo menos 2% dos smartphones nacionais. Apenas 60 títulos alcançam essa marca. Vale lembrar que os entrevistados são instruídos a listar até 20 apps que estão na tela inicial de seus aparelhos. Foram citados 1.826 aplicativos diferentes.

O relatório integral pode ser baixado aqui. A pesquisa tem margem de erro de 2,1 pontos percentuais e 95% de grau de confiança.