Uma pesquisa realizada pelo MEF com consumidores de 13 países, incluindo o Brasil, aponta para o que pode ser uma correlação entre velocidade da rede e adoção de serviços de pagamento móvel. De acordo com a pesquisa, 15% dos usuários de mídia móvel realizaram nos últimos seis meses alguma compra no varejo através de soluções de dinheiro móvel, como mobile wallets, cartões de fidelidade móveis, mPOS etc. Esse percentual, porém, sobe para 64% quando analisados apenas usuários com telefones 4G.

No relatório sobre a pesquisa, os analistas do MEF reconhecem que ainda é cedo para decretar uma correlação direta. Porém, destacam alguns pontos que reforçariam a premissa, como por exemplo: 25% dos usuários de mídia móvel apontaram a lentidão de suas redes como a principal barreira para realizar compras pelo celular. Ao mesmo tempo, entre os que realizaram alguma compra via mobile money, 27% responderam que o fizeram porque "não queriam esperar".

Outra descoberta da pesquisa é que os usuários de soluções de mobile money tendem a gastar mais do que os outros nas compras. Na verdade, fazem quase tudo em maior proporção que os outros: desde escanear codigos de barra com seus celulares até realizar doações de caridade via celular, passando por serviços de localização e outros. A explicação, contudo, provavelmente está no fato de as soluções de mobile money ainda se restringirem aos chamados "early adopters", usuários que gostam de testar novidades tecnológicas.

 

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