O sistema operacional do Google para smartwatches, Android Wear, ganhou uma nova atualização na noite da última quinta-feira, 5. A partir de agora, o OS terá mais opções de voz e gestos – em uma ação para diferenciar-se da disputa com Apple Watch, Samsung Gear S2 e outros rivais do mercado.

De acordo com o blog oficial do Google Android, a atualização chegará para todos os smartwaches com Android Wear nas próximas semanas, incluindo os novos relógios Casio Smart Outdoor Watch e Huawei Watch for Ladies. No post publicado pela designer de UX do Android Wear Krystal Higgins, todas as mudanças focam em deixar a pessoa mais próxima de seu smartwatch, usando o wearable para fazer funções sem tirar o smartphone do bolso.

Ao todo foram feitas três grandes mudanças no Android Wear. A primeira delas permite ao usuário navegar pelo wearable usando gestos – uma leve virada no pulso para mudar de cards e chacoalhar para voltar à tela inicial.

Outra mudança permite acesso aos aplicativos de mensagens instantâneas (Google Hangout, WhatsApp, Telegram, Viber, WeChat, NexPlus, entre outros) para envio de mensagens por comando de voz. Para usá-la em caso de atraso, por exemplo, a pessoa deve dizer: “OK Google Now, mandar mensagem do WhatsApp para Nathan: estou chegando”.

A última alteração dará a opção para o usuário atender ligações e ouvir mensagens de voz e vídeo pelo smartwatch. No entanto, essa mudança engloba apenas os relógios inteligentes Huawei Watch e Asus ZenWatch2, pois eles possuem caixa de som.