A fabricante de equipamentos esportivos Wilson apresentou nesta sexta-feira, 5, uma nova bola inteligente de futebol americano, a Wilson X Connected Football. Segundo o site Engadget, a bola oval receberá um chip Bluetooth, acelerômetro, processador e será acompanhada por um aplicativo.

Essa bola inteligente é igual ao modelo clássico vendido pela companhia, única fornecedora da liga norte-americana de futebol americano, NFL. A empresa de esportes aproveitou o fim de semana da final do Super Bowl 50 entre Carolina Panthers e Denver Broncos para mostrar a nova bola – mas essa não ainda será a bola da decisão deste domingo, 7.

Além da bola conectada, o aplicativo destaca-se com um diferencial: além de mostrar métricas e informações dos jogadores (velocidade e eficiência de arremessos e pegadas), possui jogos para desafiar amigos. Bolas conectadas não são um produto inteiramente novo para a fabricante norte-americana. No ano passado, a companhia lançou a bola smart de basquete, Wilson X Connected Basketball.