O "Tricky Shot", um jogo de futebol desenvolvido por brasileiros e lançado em fevereiro para Android e iOS, acumula mais de 120 mil downloads, somando as duas plataformas. Desse total, o sistema operacional do Google foi responsável por cerca de 100 mil.

O game se passa no quinta de uma casa tipicamente brasileira (com churrasqueira, varal com  a camisa amarelinha da seleção etc). A cada fase, o objetivo é chutar uma velha e enlameada bola e acertar pontos diferentes do cenário. "Primeiro pensamos em criar um jogo de futebol de botão, mas muita gente já fez isso. E aí lembramos dessa brincadeira da nossa infância de jogar bola no quintal", relata Rafael Gava, um dos desenvolvedores do software, ao lado de Gustavo Cazangi e Gustavo Melachauskas. Vale a pena ler a resenha que MOBILE TIME publicou na semana passada sobre o jogo.

O "Tricky Shot" foi o primeiro game em 3D criado pela DreamApps, uma produtora mobile parceira da Fundação Venturus. O jogo levou cerca de cinco meses para ser produzido, por uma equipe composta pelos três desenvolvedores citados, dois designers e dois testadores. A trilha sonora foi terceirizada.

O título é oferecido de graça, mas inclui banners de propaganda, servidos por adnetworks como AdMob e iAd. Recentemente, uma atualização adicionou a opção de compra de uma "bola de ouro", para pular fases. Por enquanto, contudo, apesar do sucesso em downloads, o game ainda não se pagou. Gava entende que seria necessário mais de 1 milhão de downloads para trazer retorno sobre o investimento. Enquanto isso não acontece, os criadores de "Trick Shot" planejam novas atualizações. Uma das ideias é criar cenários regionais inspirados nas cidades-sede da Copa do Mundo.