O secretário de política de telecomunicações do MCTIC, Thiago Lopes, confirmou que o Plano Nacional de Internet das Coisas (PNIoT) deve ser assinado pelo presidente Michel Temer entre março e abril. O servidor confirmou a informação para jornalistas nesta segunda-feira, 5, durante a apresentação do acordo entre Qualcomm e USI para a fabricação de semicondutores no Brasil.

Lopes recorda que o documento apresentado em outubro era apenas o estudo sobre IoT. O documento final, que definirá as regras e parâmetros será assinado nos próximos meses. O secretário aponta que mesmo com o documento finalizado, os grupos de trabalho ainda vão continuar discutindo políticas de desenvolvimento em Internet das Coisas.

Outro texto que o presidente Michel Temer deve assinar nas próximas semanas é o documento da “estratégia brasileira de transformação digital”. Em conversa com jornalista nesta segunda-feira, 5, Lopes revelou que o texto está sendo ajustado pela Casa Civil antes da assinatura. Essa estratégia deve colaborar para o ajudar a desburocratizar o governo, em especial grupos de trabalho que desenvolvem estudos em fintechs e proteção de dados, por exemplo.