A cidade de Barcelona quer fazer valer o título de capital mundial da mobilidade. Além de sediar o Mobile World Congress (MWC), maior evento do setor no mundo, a capital da Catalunha terá este ano a primeira edição do Festival Móvel de Barcelona (Moba, na sigla em inglês), um evento cultural dedicado à exposição e novas tecnologias móveis. Serão três dias de shows e palestras sobre mobilidade voltads não para os executivos do setor, mas para a população em geral da cidade, assim como para jovens empreendedores. O Moba acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de setembro.

O festival será composto por vários eventos. Haverá uma área chamada MTown, que simulará uma cidade do futuro, com demonstrações do que há de mais avançado em tecnologia móvel aplicada a artes, moda, educação, transportes, residências e escritórios. Outro faceta do festival será o MChat, uma série de conferências e workshops sobre o estilo de vida móvel.

No estádio olímpico de Barcelona será realizado um show com artistas de grande porte e interação através de telefones celulares com a plateia. Os nomes das bandas ainda não foram divulgados e nem como será essa interação, mas o diretor do festival, Christian Molina, dá uma pista: "Usaremos realidade aumentada. Imagine, hipoteticamente, que fosse um show dos Beatles: a plateia poderia ver John Lennon no palco através da lente dos celulares".

O Moba terá ainda a entrega do Mobile Music Awards, prêmio para as músicas mais baixadas ou transmitidas via streaming para dispositivos móveis no mundo inteiro.