O Muto é uma espécie de Foursquare para shows de música: trata-se de um aplicativo móvel onde as pessoas pesquisam sobre concertos, informam em quais eventos pretendem ir e fazem check-in ao chegar lá. Como uma rede social, podem seguir amigos, acompanhar sua atividade e, tal como no Foursquare, receber distintivos (badges) ao longo do tempo. A lista de shows é montada de forma colaborativa: qualquer usuário pode ser informar sobre um novo evento. Muto acabou de ser lançado para iOS e seu download está disponível gratuitamente.

A ideia foi concebida no Brasil por quatro empreendedores: Dida Louvise, Leandro Otsuka, Alexandre Knebel e Neto Leal. "Identificamos um gap em como a programação de shows estava disponível para as pessoas. Faltava um lugar que centralizasse essas informações. E, mais do que isso, uma plataforma colaborativa para que usuários pudessem cadastrar shows que normalmente não entram no radar da mídia", explicou Louvise por email a MOBILE TIME.

O aplicativo por enquanto está em inglês, em uma demonstração de que os objetivos são internacionais. O modelo de negócios ainda não é divulgado. "Há algumas possibilidades de monetização do app, como, por exemplo, parcerias com festivais e venues, mas ainda não podemos abrir toda a estratégia", escreve Louvise. Por enquanto não há nenhum investidor externo bancando o projeto, que contou com investimento unicamente dos seus idealizadores.

O próximo passo será o desenvolvimento de versões do Muto para outros sistemas operacionais móveis.