Eventos, shows, bares e restaurantes. As cidades brasileiras pulsam com diversas opções de divertimento. De acordo com dados Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) referentes ao final de 2017, existem pelo menos 1 milhão de negócios ligados ao tema no Brasil. Percebendo espaço para trabalhar neste segmento, uma série de apps começam a surgir como plataforma de apoio aos comerciantes.

Comanda virtual

Um deles é o PayParty (Android, iOS), uma solução mobile para a gestão de comandas em bares, restaurantes e shows. Nela, os consumidores podem fazer a gestão daquilo que consomem pelo app, que substitui as fichas de papel ou cartões de plástico. Os pedidos são feitos por um QR Code que o barman lê no celular do cliente.

Por outro lado, o comerciante pode acompanhar todo o fluxo de gastos, se programar para ter mais insumos e oferecer promoções a seus clientes. A PayParty ganha um percentual das compras de bebidas ou comidas realizadas no evento/bar/restaurante. A Braspag é a sua parceria para pagamentos.

Com atuações em São Paulo e em Miami, este app já teve mais de 10 mil downloads, sendo 80% na capital paulista. Com 25 eventos livres (rotativos) e sete fixos, um dos grandes marcos da plataforma foi servir de comanda para um show da banda Jorge & Matheus, em Miami. Como próximas etapas, a solução deve ampliar para outras capitais brasileiras em 2019 , além de chegar ao continente europeu.

“Queremos expandir para o resto do Brasil. Até o primeiro semestre do ano que vem, nós vamos ao Sul, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Ainda estamos com conversas para levar o PayParty para México, Alemanha e Portugal em 2019. Com isso, queremos atingir 1 mil estabelecimentos em cinco mercados”, explica Vinícius Rezende, sócio-fundador do app.

Plataforma de shows

Um pouco mais avançado e com foco apenas em eventos, mas entrando só agora no meio mobile, está a Musicalize (Android). A plataforma de gestão de grandes shows lançou recentemente um quiz em chatbot e um app de realidade aumentada – similar ao jogo Pokémon Go – para promover a apresentação da cantora Shakira em São Paulo e trazer uma experiência divertida, além dos palcos. A ação consistia em dar ingressos para os usuários que mais coletasse latas da bebida TNT Energy Drink na Avenida Paulista, em São Paulo, no domingo que antecedia o show. O app teve mais de 2 mil downloads e três vencedores, além de dez pessoas que ganharam kit da rádio e centenas de latas da bebida que foram distribuídas.

“Começamos na web com serviços. Tivemos mais de 15 mil pessoas utilizando nossos serviços, em poucos shows. Mas precisávamos oferecer experiências melhores, com mais dados. Criamos iniciativas para trazer mais informações dos consumidores. Começamos com o chatbot no formato de quiz e, ao mesmo, criamos o ponto de contato com AR, na forma de um jogo”, disse Bruno Affosenca, co-fundador e líder de estratégia de marca e inovação na Musicalize.

Com o sucesso da ação, a empresa – que tem como sócios Rodolfo e Roberto Medina, do Rock in Rio, João Paulo Affonseca, Marcio Franco, Bruno Affonseca e Luis Gustavo Affonseca – deve investir mais em mobilidade nos próximos eventos, de forma que atraia mais clientes que desejam investir neste segmento, explicou Bruno Affosenca: “No ano que vem prevemos uma movimentação de R$ 18 milhões a R$ 20 milhões. Mobile entra no pacote de ação patrocinada”.

No futuro, segundo Affosenca, a ideia é se tornar uma empresa digital de eventos, promovendo marcas e empresas através da música. Inclusive com shows em locais fechados. Além disso, os próximos passos também terão uma produção mais ativa de conteúdo,  para os fãs de bandas e artistas acompanharem os bastidores e o desenrolar dos shows.

Contratação

Outro app é o My Staff (Android, iOS), uma ferramenta de contratação de profissionais para bares e restaurantes para demanda imediata, como cobrir a falta de alguém ou o aumento de clientes em eventos em datas especiais. Criado por Fernando Gaudio, empreendedor que divide a gestão com sua carreira de gerente de marketing em uma grande multinacional de bebidas, o aplicativo tem como principal chamariz a nova regulação trabalhista que permite contratação intermitente, além das demandas do próprio setor.

“Identifiquei a existência dessa demanda imediata. Por que não encontrar pessoas que estão na região?”, explicou o empreendedor. “Começamos em São Paulo, mas devemos expandir para Belo Horizonte e Porto Alegre em breve. Já temos 600 downloads no app e 400 inscritos”.

De acordo com Gaudio, a plataforma funciona a partir do cadastro, seja como contratante ou pessoa a ser contratada. Funcionário de bar, cozinha, salão, hostess e limpeza podem ser contratados. É possível chamar alguém para uma vaga imediata ou futura, uma vez que as pessoas se inscrevem como “quero trabalhar” ou “quero contratar”. O valor cobrado é sempre no período de seis horas. Ainda há filtro por valores e por distância e um chat para fácil contato entre as partes.

“Assim que a pessoa chega no local e faz o check-in, o contratante confirma e o mesmo acontece no check-out. Tem uma plataforma de pagamento via cartão de crédito no app, e o valor cai em até três dias. Os dois podem se dar notas e colocar frases previamente feitas, e o funcionário ainda pode ganhar badges de gamificação. O aplicativo só pede CPF”, completa Gaudio. “Tiro 16%, em cima do pagamento para o contratado. Faço só a ponte, como um marketplace. Criei assim para não ter vínculos, ser apenas uma plataforma”.