Smartphones compatíveis com 5G DSS representam 1% dos acessos nas áreas onde essa tecnologia está disponível na rede da Claro, em 14 cidades. Essa participação foi alcançada sete meses após o início da operação. Vale lembrar que ainda há poucos modelos de smartphone 5G DSS à venda no Brasil. O primeiros são Motorola edge+,  Motorola G com 5G, iPhone 12 e Samsung Note 20.

“O importante é que esse 1% faz com que todo o resto do ecossistema fique mais eficiente. Melhora o fluxo de dados e torna a experiência mais rápida como um todo. Vimos um crescimento de 40% do tráfego de dados desde que lançamos o 5G DSS – esse crescimento considera todas as outras gerações”, relata o CTO da Claro, André Sarcinelli, em conversa com Mobile Time. 

As 14 cidades com cobertura 5G DSS da Claro são: Belém, Brasília, Campinas, Goiânia, Guarulhos, Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Santo André, Santos, São Bernardo, São Caetano, São Luiz e São Paulo.

O 5G DSS consiste em combinar de forma dinâmica diferentes frequências de espectro para oferecer conectividade 5G. Isso pode ser feito com faixas de frequência já utilizadas para outras tecnologias de telefonia móvel, como 4G e 3G, sem depender da licitação de espectro em 3,5 GHz e ondas milimétricas, cujo leilão ainda não aconteceu. Além da Claro, as operadoras TIM e Vivo também utilizam 5G DSS em algumas cidades.