O Google cancelou seu comitê de ética para inteligência artificial. O encerramento do grupo, criado há uma semana, foi confirmado pelo site Vox na última quinta-feira, 4. O motivo para a companhia abortar o projeto está relacionado a uma série de problemas ligados a dois de seus conselheiros: Kay Coles James, presidente da Heritage Foundation; e Dyan Gibbens, fundador e CEO da Trumbull Unnamed.

James fez recentemente comentários em sua página no Twitter transfóbicos, homofóbicos e xenofóbicos. As publicações deram motivo para que 2,6 mil funcionários do Google pedissem sua retirada do comitê, por meio uma petição aberta. Por sua vez, Gibbens é conhecido por produzir drones de defesa militar, o que abriu questões sobre o uso de inteligência artificial entre os militares.

Em seguida, Alessandro Acquisti, professor da Carnegie Mellon, pediu sua saída do conselho. E outra professora do grupo, Joanna Bryston da Universidade de Bath, disse que sabia de ‘coisa pior’ de outros membros, e por isso não saiu do grupo.

Originalmente havia oito membros no comitê. Com a saída de três deles, o Google decidiu cancelá-lo.