A TIM anunciou na terça-feira, 5, que abriu um processo de concorrência para a aquisição de usinas de fontes renováveis. A operadora atualmente já conta com 34 usinas de energia solar, hídrica e de biogás em operação, responsáveis pelo abastecimento de energia da empresa.

De acordo com o comunicado da companhia, a meta é ter 90% do seu consumo de energia proveniente de fontes renováveis até 2025. As novas usinas abastecerão cerca de 7 mil antenas e lojas em 11 estados brasileiros, num volume total de 14 GWh por mês.

“Devemos fechar o próximo ano com 60 usinas, praticamente dobrando a quantidade que temos e gerando energia suficiente para abastecer uma cidade com 150 mil habitantes todo mês”, afirmou Bruno Gentil, chief business support officer da TIM.

A operadora afirmou que esta iniciativa, além de atender a uma demanda crescente por energia limpa em todo o mundo, também contribui com a saúde financeira da empresa, promovendo a redução de custos de energia da TIM, e permitindo a adoção de novas tecnologias. Segundo apurou esta reportagem, o investimento em geração distribuída garante à TIM uma economia de 15% a 18% em relação ao gasto no mercado cativo.

Como exemplo, a TIM apontou que o uso da energia solar vem permitindo que mais torres de celular possam ser desconectadas. Nesse formato, é possível levar o 4G a áreas remotas, uma vez que não há necessidade de conexão com a rede convencional de energia elétrica e o uso de cabos de fibra óptica.