A Amazon (Android, iOS) lançou uma espécie de rede social de compra em seu principal mercado, os Estados Unidos, nesta sexta-feira, 5. Batizado como Amazon Inspire, a opção traz um feed com fotos e vídeos de produtos que são baseados no gosto do usuário, mas que também permitem a compra a partir daquele conteúdo ou salvar para uma compra para mais adiante.

Imagem do Amazon Inspire com os produtos no canto da tela (reprodução: Amazon EUA)

Para usar o Inspire, o usuário norte-americano deve baixar o app da Amazon (Android, iOS), se cadastrar e clicar no ícone da lâmpada para ativar. Na sequência, o app apresenta o novo layout que é bem parecido com redes como TikTok e Instagram. Neste novo sistema da Amazon, os consumidores ainda podem deixar reviews do produto.

Na outra ponta, os influenciadores digitais, marcas e empresas registradas no marketplace podem ter suas fotos e vídeos publicados no Inspire. Cada imagem tem um carrossel de produtos disponibilizado pelo lojista/influencer que o consumidor pode clicar e ver o preço.

Nesta sexta, a Amazon disponibilizou o Inspire para todos os seus usuários móveis nos EUA. Não há previsão de lançamento para outros países.