De acordo com estudo da consultoria Europraxis, os serviços M2M (máquina para máquina) tendem a crescer no Brasil acima da média mundial, chegando a representar aproximadamente 3,7% do mercado de assinaturas de telefonia móvel em 2016. Isso ocorrerá devido ao desenvolvimento de novas tecnologias móveis e da consolidação das redes de internet móvel 3G e 4G no país.

A tecnologia M2M conecta um volume crescente de dispositivos, englobando diferentes campos de atuação, como gerenciamento de frota (segurança pública, transporte público, táxis, veículos de entrega); eletroeletrônicos (câmeras e máquinas fotográficas, vídeogames, leitores de ebooks); e outros serviços como monitoramento de pacientes, caixas eletrônicos e máquinas de autoserviço. Apesar da adoção tardia frente às demais regiões, a América Latina será, segundo o estudo, a região do mundo que apresentará o crescimento mais acelerado na adoção do M2M no período pesquisado.

Segundo o estudo, o Brasil apresenta um conjunto de fatores favoráveis à continuação do crescimento das telecomunicações móveis e do M2M. O aumento da cobertura de telefonia móvel, aliada ao momento econômico do país, indica oportunidades para esse mercado.

Ainda de acordo com a pesquisa, a regulamentação de medidores de eletricidade inteligentes – em estudo – e o grande potencial de utilização de soluções de telemetria e fleet management são fatores que criam um mercado ainda maior para o M2M no país. Ademais, a licitação de telefonia móvel 4G prevista para 2012 possibilitará a oferta de novos serviços com velocidades maiores de conexão, o que tende a difundir ainda mais a tecnologia.