A BlackBerry confirmou nesta terça-feira, 5, o fim da produção dos smartphones da linha BlackBerry Classic. Em postagem no blog da empresa, Ralph Pini, COO e diretor geral da área de dispositivos móveis da BlackBerry, escreveu que o fim da linha mais tradicional da fabricante deve-se à atualização de seu portfólio para handsets com tecnologias mais atualizadas à realidade atual.

Encarando como um "processo natural", Pini ressaltou ainda que o Classic teve uma vida longa se comparado com outros produtos do mercado de smartphones. O último modelo do BlackBerry Classic foi lançado em fevereiro de 2014 e manteve como principal característica o teclado QWERTY e o botão Trackpad. Com a mudança, a fabricante passa a produzir apenas três celulares: BlackBerry Leap, BlackBerry Passport e o Priv (único de seu portfólio com sistema Android).

Mesmo com o fim da fabricação, o executivo – na função desde maio deste ano – afirmou que deve continuar vendendo modelos Classic em sua loja online e com operadoras para os usuários que preferirem continuar com o celular. Pini ainda frisou que continuará a suportar o sistema operacional do handset, o BlackBerry 10, que deve ganhar uma nova atualização (10.3.3) no próximo mês.