A BlackBerry  anunciou nesta quinta-feira, 22, que os usuários do BlackBerry 10 têm mais de 100 mil aplicativos disponíveis na loja BlackBerry World. Segundo a BlackBerry, o catálogo de apps da loja cresceu em mais de 30 mil títulos nas últimas sete semanas.

Apps da Amazon Kindle e do The Wall Street Journal já estão disponíveis para os usuários e, nas próximas semanas, também será possível baixar apps da CNN, do Daily Show e do Viber, entre outros. Além de aplicativos novos, a BlackBerry World também oferece aos usuários do BlackBerry 10 acesso a um dos catálogos mais robustos de música e conteúdo de vídeo.

Análise

Fontes que tiveram a oportunidade de testar os primeiros modelos com o sistema operacional BlackBerry 10 garantem que sua interface é de fato atraente e bastante amistosa. O maior obstáculo para o seu sucesso é a falta de variedade de apps em catálogo, mesmo problema experimentado pelo Windows 8. Blockbusters como Instagram e Waze permanecem de fora. Mas é louvável o esforço da BlackBerry em atrair desenvolvedores. 100 mil apps pode parecer pouco frente aos 700 mil do Android ou iOS, mas se a BlackBerry conseguir trazer os 500 mais populares dessas duas plataformas já seria muito bom.