Em reunião do G20 para o desenvolvimento e inovação, em Trieste (Itália), ministros assinaram uma declaração conjunta em que identificam 12 ações para acelerar a transformação digital da economia e governos.

Os 12 princípios destacam temas como a própria transformação digital para o crescimento sustentável, uso da inteligência artificial para promoção de startups, proteção e empoderamento de crianças no ambiente digital, apoio à inovação para cidades inteligentes, entre outros.

“A transformação digital deve ser inclusiva e isso quer dizer não deixar ninguém para trás. Ela terá um grande impacto sobre a transformação econômica e deve levar em consideração que as pequenas e médias empresas correm o risco de pagar o preço, bem como os territórios menos desenvolvidos que ainda não participam disso”, destacou Giancarlo Giorgetti, ministro para o Desenvolvimento Econômico da Itália, país anfitrião.

O representante brasileiro na reunião do G20, ministro Marcos Pontes, também chamou a atenção para a desigualdade: “Uma nação do tamanho do Brasil tem diferenças sociais que devem ser levadas em conta quando pensa em digitalização”, afirmou.