A OutSystems, empresa que fornece uma plataforma para criação rápida de softwares, incluindo aplicativos móveis para Android e iOS, notou um aumento significativo na sua utilização durante a pandemia especialmente para dois tipos de projetos: 1) aplicativos para a gestão de ambiente de trabalho; 2) melhoria na experiência de usuários (CX, na sigla em inglês) de apps.

“Muitas empresas criaram aplicativos para gerir os temas da pandemia, como a ida de empregados ao escritório. E CX também cresceu, uma vez que os clientes não podiam mais ir às empresas, como no caso de bancos, seguradoras etc. Alguns apps ofereciam uma experiência muito fraca, que precisava ser melhorada”, relata Rui Pereira, cofundador e vice-presidente da OutSystems, em conversa com Mobile Time.

A plataforma da OutSystems procura facilitar e acelerar o desenvolvimento de softwares e apps, inclusive os mais complexos, que requerem integrações com vários sistemas. “Projetos de TI costumam ser demorados. Conseguimos mostrar que em vez de levar um ano, pode durar apenas três meses, com a nossa plataforma. Ou em vez de seis meses, um mês”, afirma. Contudo, Pereira rejeita o rótulo de plataforma “low-code”, por entender que a solução da OutSystems permite a criação de softwares mais sofisticados que aqueles possíveis em plataformas “low-code”.

Comunidade  

A OutSystems registrou um aumento da comunidade de usuários de sua plataforma, que hoje supera 500 mil pessoas no mundo. Pereira elogia a atuação dos brasileiros, que estão entre os mais participativos. “No Brasil a comunidade é altamente dinâmica. Eles se ajudam, anunciam, explicam coisas complexas em vídeos. O Brasil está virando referência para outras comunidades OutSystems ao redor do mundo”, conta.