Ilustração: Cecilia Marins

Uma parceria entre a CommScope e a Microsoft é responsável pelo desenvolvimento de uma solução de rede sem fio privativa convergente (CBRS). O objetivo é permitir que novas aplicações móveis de baixa latência, como realidade aumentada e armazenamento em nuvem, transformem a produção industrial.

A tecnologia foi implementada combinando pontos de acesso privados de rede CBRS da CommScope com a plataforma MEC privada do Microsoft Azure, no centro de inovação de fabricação da CommScope, na cidade de Shakopee, Minnesota, nos Estados Unidos. A rede conectada à nuvem está ajudando a empresa a aprimorar a eficiência operacional e a agilidade da montagem das suas instalações.

A colaboração fornece para os engenheiros da fábrica aplicações de realidade aumentada e ferramentas de produção na nuvem. Na prática, isso permite treinamentos imersivos sobre tecnologia, uso de dados agregados da linha de montagem e assistência remota em tempo real.

A rede utilizada pela CommScope também mobiliza equipamentos de teste na sua linha de produção. Microscópios especializados possibilitam que testes de qualidade da fibra óptica sejam realizados em qualquer lugar, em tempo real, sem necessidade de retirar o produto de linha.