O que era ficção científica começa a se tornar realidade. Depois de chamar a atenção em Barcelona no começo do ano, durante o Mobile World Congress, a tecnologia de recarga de bateria de celular sem fio agora é uma realidade para os fãs da Nokia. A fabricante finlandesa apresentou nesta quarta-feira, 5, seus dois primeiros smartphones capazes de realizar esse tipo de recarga, usando um padrão conhecido como Qi. Trata-se do Lumia 920 e do Lumia 820, que são também os primeiros modelos com o sistema operacional Windows 8, da Microsoft. A Nokia faz parte de um consórcio internacional de empresas que fomentam o desenvolvimento do Qi, chamado Wireless Power Consortium.

A recarga sem fio é feita encostando o aparelho em uma superfície especial, que transmite a energia por indução. O Lumia 920 vem com essa tecnologia embarcada, enquanto o Lumia 820 requer a aquisição de uma capa específica para essa finalidade. A Nokia firmou acordo com a companhia aérea Virgin Atlantic para instalar algumas dessas superfícies de recarga em sua sala vip no aeroporto de Heathrow. Acordo similar foi assinado com a rede de cafeterias The Coffee Bean & Tea Leaf, nos EUA. Cabe destacar que o Lumia 920 possui a bateria de maior capacidade já produzida pela Nokia: 2000 mAh.

Outra novidade que chamou a atenção no lançamento da Nokia é a inclusão da tecnologia de câmera PureView no modelo 920, o que garante uma luminosidade até cinco vezes mais alta que lentes comuns de smartphones, permitindo fotos em ambientes escuros sem recorrer ao flash. Com rápida velocidade de obturador, a câmera do 920 também evita fotos borradas pelo tremer das mãos. Este é o segundo smartphone da Nokia a receber essa tecnologia, que é inspirada em lentes usadas por satélites. O primeiro foi o Nokia PureView 808, apresentado em fevereiro, cujas fotos alcançam resolução de até 39 MP.

4G

Merece destaque também o fato de ambos os aparelhos terem conectividade 4G na frequência adotada no Brasil: 2,6 GHz. Ou seja: esses estarão entre os primeiros devices de quarta geração a serem usados no País. O novo iPad, da Apple, é 4G mas opera com essa tecnologia apenas na frequência norte-americana, de 700 MHz.

Especificações

O sistema operacional Windows 8, presente em ambos os aparelhos, permite uma integração mais simples e direta com PCs e tablets que usem a mesma plataforma. Os dois smartphones trazem embarcado o pacote Microsoft Office, com sincronização automática com o laptop.

O Lumia 920 tem tela de 4,5 polegadas; 32 GB de memória interna; 7 GB adicional de armazenamento em nuvem, pelo serviço Skydrive; 1 GB de memória RAM; processador dual-core de 1,5 GHz Snapdragon S4; câmera frontal de 1,2 MP; e conectividade via NFC, Wi-Fi 802.11n e Bluetooth 3.1.

O Lumia 820 tem tela de 4,3 polegadas; 8 GB de memória interna com entrada para cartão microSD de até 32 GB; 1 GB de memória RAM; processador dual-core de 1,5 GHz Snapdragon S4; câmera frontal VGA; e conectividade via NFC, Wi-Fi 802.11n e Bluetooth 3.1.