Os dois primeiros colocados no concurso Rio Apps falaram ao público da Rio Info, nesta quarta-feira, 5, sobre seus aplicativos. O primeiro colocado, André Ikeda, explicou que a ideia do aplicativo Buus partiu da dor pessoal de ter tido o carro roubado e encontrou eco na necessidade coletiva. O jovem desenvolveu uma ferramenta em que o usuário pode saber onde estão os ônibus esperados, que horas passaram por determinado local de referência e até se há assentos vazios no veículo. André acredita na solução colaborativa para diminuir a ansiedade da espera nos pontos de ônibus e já pensa em uma futura integração das linhas com GPS, a fim de disponibilizar o tempo estimado para as chegadas dos veículos coletivos. O Buus pode ser acessado pelo browser do smartphone e tem uma média de 40 acessos diários. Rafael estima que o lançamento do aplicativo para plataforma móvel (Android e iOS) será realizado em até quatro meses.

O segundo colocado, Sandro Paiva, desenvolveu o aplicativo Pacificados com o intuito de contribuir com as comunidades pacificadas pela polícia do Rio de Janeiro. A proposta da ferramenta é disponibilizar os classificados de produtos e serviços ofertados nessas comunidades e criar um espaço para que a sociedade civil, o meio empresarial e os órgãos públicos ofereçam oportunidades de cursos e trabalhos para os moradores. “A intenção é a integração socioeconômica”, disse o desenvolvedor. O Pacificados está disponível para Android e terá em poucos meses versão para iOS.

O Rio Apps é um concurso de programação promovido pela prefeitura da cidade do Rio de Janeiro com a finalidade de melhorar a qualidade de vida da população. Os aplicativos podem ser baixados no site da Rio Apps http://rioapps.com.br/#/homepage