A única certeza no mercado de tecnologia é a sua imprevisibilidade. A afirmação poderia ser um clichê, mas ganha importância quando dita por um dos empreendedores de maior sucesso da Internet: Marc Andreessen, criador do Netscape, hoje coordenador de um fundo de venture capital e membro do conselho de administração de empresas como Facebook, HP e eBay. O executivo foi o principal palestrante no segundo dia da Uplinq, conferência de desenvolvedores da Qualcomm, realizada em San Diego, nesta quinta-feira, 5.

A declaração sobre a imprevisibilidade veio após comentar o atual sucesso da Apple com o iPhone e seu modelo de combinar hardware e software. "Vinte anos atrás acreditava-se que o certo era o caminho seguido pela Microsoft, de separar software do hardware. Agora até a Microsoft voltou atrás", comparou, referindo-se à compra da Nokia. "O que parece óbvio hoje, pode não ser amanhã", complementou.

Andreesen recomendou que investidores de venture capital estejam sempre abertos a novas ideias, por mais malucas que possam parecer. "Se você acha uma ideia boa, provavelmente há outras dezenas de empresas fazendo a mesma coisa. Mas para cada ideia maluca que se mostra um sucesso mais tarde, outras 1 mil são apenas malucas mesmo", disse.

O executivo destacou o rápido barateamento dos serviços de back-end, o que torna possível a realização de mais projetos por desenvolvedores de pequeno porte. "A capacidade disponível hoje é 100 ou 200 vezes maior que havia para o Facebook em seu começo", comparou.