Engana-se quem pensa que o mercado de desenvolvimento de aplicativos móveis no Brasil se concentra apenas nas capitais das regiões Sul e Sudeste. Há exemplos de sucesso por todo o País e um deles é a Jera, de Campo Grande/MS. A empresa se especializou em desenvolver aplicativos móveis em Android e iOS para start-ups. Tem clientes em vários estados e também fora do Brasil. Acumula mais de 60 apps desenvolvidos, com destaque para aqueles do Reclame Aqui, site de defesa do consumidor, e do TecnoNutri, um assistente para quem está emagrecendo.

A distância em relação aos clientes não é um problema, garante Saulo Arruda, um dos fundadores da Jera: "Lido com isso há 15 anos, porque sou daqui. Aprendemos como as pessoas de outros centros pensam. Atendemos a maioria dos clientes à distância. Compensamos isso com organização e processos".

A Jera procura se diferenciar com o desenvolvimento de apps sob medida, valorizando a identidade visual de cada marca. Quando o cliente tem um orçamento abaixo de R$ 10 mil, Arruda prefere indicar plataformas self-service de desenvolvimento de sites móveis na web, pois podem facilitar os testes iniciais da empresa, antes de partir para um app mais elaborado com a Jera.

Hoje a Jera conta com uma equipe de 22 desenvolvedores móveis. A maioria foi contratada ainda bastante jovem, entre 16 e 18 anos. "Tentamos fidelizar o profissional desde cedo. Construímos uma boa equipe. O pessoal só sai da Jera quando é para buscar uma oportunidade que não poderíamos dar para eles, como fazer um mestrado nos EUA", comenta o executivo.

Outra desenvolvedora localizada fora do Sul e do Sudeste destacada por MOBILE TIME nos últimos anos é a Ilhasoft, de Maceió, que ganhou um troféu no prêmio Tela Viva Móvel do ano passado.