Aproveitando a liberação da faixa de 700 MHz, a TIM passou a oferecer o serviço de voz sobre 4G (VoLTE) em Belo Horizonte. A operadora informou nesta quarta, 5, que 176 municípios de Minas Gerais já contam com o recurso de voz em alta definição utilizando a rede de quarta geração. Ao todo, a tele já conta com o serviço em 1.500 cidades no País, com previsão de chegar a 2 mil até o final deste ano.

A TIM destaca que isso foi possível devido à expansão da rede LTE com o novo espectro. A tecnologia 4G da operadora está disponível em 3.138 municípios brasileiros. Minas Gerais também conta com as faixas de 1.800 MHz e 2,5 GHz, permitindo à tele oferecer agregação de portadoras (LTE-Advance) em 230 sites em Belo Horizonte. Segundo a empresa, atualmente mais de 80% do tráfego gerado nos smartphones de clientes mineiros (base que soma 4,2 milhões atualmente) são na rede 4G.

O Estado também foi o primeiro no qual a TIM ativou a função NB-IoT na rede 4G em 700 MHz em parceria com a Inatel e a Ericsson na cidade de Santa Rita do Sapucaí. Mais de 1.500 cidades brasileiras já estão aptas a utilizar a plataforma, e a previsão da tele é de chegar a 4 mil municípios até 2020.