As operadoras móveis continuam com o processo de atualização cadastral de seus clientes pré-pagos. No último dia 2 de setembro, ampliaram o processo para o resto do País, englobando dezessete estados. Esta primeira fase de cadastramento dos atuais clientes deverá continuar até o fim deste ano.

Para 2020, porém, SindiTelebrasil e Anatel pensam em criar uma nova forma de realizar o cadastro dos novos clientes de linhas pré-pagas. Cogita-se – como primeiro aprimoramento para cadastrar e identificar o novo usuário – o cruzamento de informações, como as instituições financeiras já fazem. De acordo com o diretor do SindiTelebrasil, Sérgio Kern, apesar de ainda em fase de estudos, esta segunda etapa deve deve ser implementada em março do ano que vem.

“Os clientes antigos não entrariam nesse novo processo, mas queremos aprimorar as novas ativações de linhas pré-pagas. Ainda são propostas que estão sendo estudadas”, disse.

Em uma terceira fase, com a expectativa de ser implementada no fim do ano que vem, pensou-se em desenvolver um aplicativo usado pelas operadoras móveis. Nele, a proposta é identificar digitalmente o cliente por meio de uma selfie.

“Ainda estamos discutindo com a Anatel. No momento, estamos analisando os dois processos – cruzamento de informações e aplicativo -, mas certamente vamos criar uma forma de cadastro segura para esses clientes”, explicou Kern.

Cadastramento

O cadastro dos clientes pré-pagos começou em fevereiro deste ano, em Goiás. Em seguida, ampliou-se para mais dez estados. Nesta semana, o cadastramento foi ampliado para os dezessete estados da federação que restavam: Alagoas, Espírito Santo, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo.

Atualmente, o cliente deve entrar em contato com sua operadora e informar nome, CPF (ou CNPJ para pessoas jurídicas), além de endereço completo. Quem não realizar o cadastro terá sua linha bloqueada até regularizar a situação.

As prestadoras realizam o contato com seus clientes por SMS, chamada de voz gravada, ligações, pop-ups nas telas dos celulares, entre outros meios.

Seguem exemplos de números e de mensagens (SMS) enviadas aos clientes de linhas móveis pré-pagas.

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