A Here apresentou uma solução de gerenciamento de dados em tempo real, interfuncional e aberto para criação de mapas com informações que podem ser pertinentes a uma população. Trata-se da API Here XYZ. Por meio desta ferramenta, os desenvolvedores podem criar infográficos e aplicativos com reconhecimento de dados de localização.

Sem necessidade de digitar códigos, esta aplicação disponibiliza acesso ativo aos dados carregados, intercambiável com outras ferramentas de renderização de mapas (Leaflet, Tangem e Three.js, por exemplo), além de serviços em nuvem.

Ou seja, qualquer desenvolvedor de apps, designer ou até entusiastas da cartografia podem criar mapas interativos, infográficos e aplicações a partir desta plataforma.

Em sua versão beta, a API do Here XYZ pode ser encontrada no site do projeto. Na página, há tutoriais e exemplos de quatro mapas com dados já desenvolvidos: um mapa de atividades sísmicas no mundo, um sobre o tráfego aéreo global, outro com a qualidade do ar em Madri e o último sobre o uso de energia solar em Amsterdã.