A prefeitura de São Paulo começa um projeto experimental de pagamento da passagem de ônibus por meio de QR Code. A iniciativa, realizada por meio da SPTrans, foi lançada em 17 ônibus da linha 4031/10 Pq. Sta. Madalena – Metrô Tamanduateí, na última sexta-feira (5). A tecnologia é da empresa UPM2.

Serão seis meses de fase de testes e, neste período, serão realizadas pesquisas com os passageiros da linha para avaliar o índice de satisfação do serviço de pagamento com QR Code. A linha transporta todos os dias mais de 6 mil pessoas.

O serviço está integrado ao aplicativo SP PASS (Android, iOS) e não terá integração, como no Bilhete Único. Ou seja, o uso do código QR servirá para o pagamento de uma viagem a R$ 4,40. A ferramenta foi pensada para aqueles passageiros eventuais sem o Bilhete Único, como turistas ou quem está sem crédito no bilhete ou mesmo esqueceu de levar dinheiro.

A UPM2 é a empresa responsável pelo desenvolvimento do app SP PASS, que deseja ser um superapp da mobilidade urbana e serviços financeiros, como pagamentos, transferências, recarga do Bilhete Único, empréstimos e seguros.

O SP Pass também reúne informações como mapas, rotas e aviso de chegada dos ônibus. Os usuários que baixarem o aplicativo terão à disposição uma conta digital e um cartão virtual da bandeira Visa.

Confira aqui o passo a passo do pagamento da tarifa por QR Code.