O CPQD desenvolveu uma solução de carteira digital de documentos utilizando o conceito de identidade digital descentralizada. A ideia é permitir que órgãos governamentais e grandes empresas se tornem emissores de credenciais com informações sobre cidadãos e consumidores. A autorização para a emissão de credenciais pode ser gerenciada pelos usuários finais a partir de aplicativos móveis.

A ideia é que outras empresas solicitem essas verificações de dados durante processos diversos, como na adesão de um novo cliente, o que facilita e dá mais segurança na criação de um cadastro. O CPQD deseja estimular o nascimento de um ecossistema de emissores de credenciais, de maneira que informações variadas possam ser verificadas junto a diferentes fontes simultaneamente.

“Seria uma rede de emissores: governo, empresas de telecom, seguradoras, bancos etc. Diferentes emissores podem apresentar diferentes credenciais. Um banco poderia fornecer uma credencial com histórico financeiro, enquanto uma distribuidora de energia poderia confirmar o endereço da pessoa”, explica Fernando Marino, líder técnico de blockchain do CPQD, em conversa com Mobile Time.

O modelo de negócios ainda está sendo desenvolvido, mas uma das propostas é de que haja algum pagamento para o emissor da credencial. Eventualmente, até o usuário final poderia ser remunerado por autorizar a emissão de credenciais com seus dados.

A solução está passando por algumas provas de conceito junto a órgãos de governo e instituições financeiras. “Precisamos primeiramente validar o conceito junto ao mercado, para a realidade brasileira”, justifica Marino.

Mobi-ID

Marino apresentará o conceito de identidade digital descentralizada em palestra na terceira edição do Mobi-ID, seminário organizado por Mobile Time sobre o mercado de identificação e autenticação digitais, que acontecerá em formato online este ano, no dia 19 de novembro. Mais informações estão disponíveis no site www.mobi-id.com.br ou com a equipe de eventos do Mobile Time: [email protected] / 11-96619-5888 / 11-3138-4619 (WhatsApp).