A Visa está pronta para expandir a tecnologia Tap to Phone, já disponível em mais de 15 países do mundo, para os Estados Unidos em 2021. O Brasil também está nos planos da multinacional.

A Tap to Pay é uma solução de baixo custo que transforma aparelhos celulares Android com NFC em terminais de pagamento. Eles funcionam por aproximação e não necessitam de nenhum outro aparelho adicional, como as tradicionais maquininhas de POS.

A Visa projeta transformar 2 bilhões de dispositivos Android no mundo inteiro em máquinas de aceitação de pagamento, além de habilitar 50 milhões de micro e pequenas empresas com a tecnologia. “Durante a pandemia, percebemos um crescimento do uso do pagamento por aproximação. A Tap to Phone é uma solução simples e barata, pois não precisa de um hardware para funcionar”, afirmou Gustavo Carvalho, diretor da Visa, ao Mobile Time. De acordo com a empresa, a pandemia trouxe a demanda por compras que possibilitem o mínimo de contato direto, e os meios de pagamentos digitais são opções ao manuseio do dinheiro em papel.

Em pesquisa recente da Visa, foi verificado que houve, neste ano, um crescimento de 40% das transações de pagamento por aproximação em relação ao ano anterior. Quase metade dos consumidores (48%) disse que não compraria em locais que só oferecem métodos de pagamento que exigem contato com o caixa, ou com um dispositivo compartilhado, como um leitor de cartão.

Como funciona a Tap to Phone

Os vendedores baixam o app, fazem o registro, selecionam o banco participante e, alguns minutos depois, já pode começar a aceitar pagamentos por aproximação. A segurança é pelo chip EMV presente no cartão, com o qual cada transação contém um criptograma que não pode ser reutilizado.