Uma vez por ano, a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box mede a confiança do consumidor brasileiro na gestão de seus dados pessoais por empresas de diferentes setores, solicitando que deem uma nota de 1 a 5, em que 1 significa que desconfia completamente e 5, que confia plenamente. Em um ano verificou-se uma queda desta confiança em operadoras de telecom, redes sociais e sites/apps de comércio eletrônico. Nesse período, diminuiu de 28% para 23% a proporção de respondentes que confiam que as teles armazenam com segurança seus dados pessoais. No caso dos sites de comércio eletrônico, baixou de 30% para 25%. Mas quem menos goza da confiança do brasileiro são as redes sociais. Já era assim no ano passado e agora ficou pior. Baixou de 25% para 20% a proporção de brasileiros que confiam na gestão que as redes sociais fazem de seus dados pessoais. Os dados fazem parte da nova edição dessa pesquisa, cujo relatório está disponível para download gratuito em português e inglês aqui.

Os resultados verificados sobre bancos, distribuidoras de energia e governos tiveram variações pequenas, dentro da margem de erro. Os bancos continuam liderando como o setor no qual o brasileiro mais confia para a gestão de seus dados pessoais (54%).

A pesquisa entrevistou entre os dias 19 e 26 de outubro deste ano 2.080 brasileiros que possuem smartphone. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%.