Wi-Fi

Ilustração: Cecília Marins/Mobile Time

A cidade de São Paulo recebeu uma rede Wi-Fi 6E indoor para testes por dois meses no último sábado, 2. Feita em uma parceria de Anatel, Cambrium, Telium e Qualcomm, o serviço móvel será oferecido em uma cooperação da prefeitura da capital paulista com Associação Campo Belo de Gastronomia para beneficiar os clientes da Rua Gabrielle D’Annunzio, na região da Zona Sul.

Os clientes que circularem pela região poderão desfrutar da conectividade gratuitamente por meio da rede com o nome ‘Wi-Fi6E SP Outdoor’. Vale dizer que para usar essa tecnologia que tem velocidades na casa dos Gbps e funciona na frequência em 6 GHz, acima dos 5 GHz do Wi-Fi 5, o usuário precisa ter um terminal apto a essa tecnologia – algo que está em handsets mais novos, por exemplo.

A iniciativa conta com equipamentos da Cambrium que tem chipset de conectividade Qualcomm com Wi-Fi 6E, a Telium que fornece a conectividade, a Anatel que liberou uma licença de uso temporário de espectro por 60 dias, além do serviço de gerenciamento de espectro Automated Frequency Coordination (AFC) da Qualcomm.