Até o momento 780 dispositivos habilitados a operar com o padrão Wi-Fi 6E já foram certificados pela Wi-Fi Alliance no mundo. São smartphones, roteadores, televisões etc, capazes de acessar uma rede Wi-Fi 6E na faixa de 6 GHz. A expectativa é de que em 2024 o varejo mundial seja abastecido com 1 bilhão de dispositivos Wi-Fi 6E. Os números foram apresentados pelo presidente da Wi-Fi Alliance, Kevin Robinson, durante o DSA Global Summit 2023, nesta segunda-feira, 27, no Rio de Janeiro.

Entretanto, os dispositivos ainda custam caro, especialmente os roteadores. Na opinião de Basílio Perez, presidente da Lac-ISP, presente no mesmo evento, os preços atuais restringem a adoção do Wi-Fi 6E a casas de alto padrão. O executivo acredita que a tecnologia vai se popularizar primeiramente no uso outdoor, se órgãos reguladores liberarem a potência padrão para equipamentos Wi-Fi 6E em ambientes externos. No seu entendimento, neste caso, a conta fecha, pois um mesmo ponto de acesso servirá a várias pessoas. Só depois disso haverá ganho de escala e queda de preços nos dispositivos residenciais.

Perez pontua que a migração de usuários para Wi-Fi em 6 GHz tende a melhorar a experiência de conectividade nas demais faixas (2,4 GHz e 5 GHz). Ou seja, quem tem dispositivos antigos vai se beneficiar com a chegada do novo padrão.

Até hoje foram vendidos no mundo 42 bilhões de dispositivos Wi-Fi, somando todos os padrões da tecnologia. E há no momento 19,5 bilhões de devices em operação, informa a Wi-Fi Alliance. Anualmente são comercializados 3,8 bilhões de devices Wi-Fi.