Conhecer a história e os bastidores de uma cidade é sempre importante para a formação cultural de qualquer cidadão. Por vezes passamos por ruas, praças e avenidas e não imaginamos o seu fundo de cena. Recentemente descobri a riqueza histórica do Centro de Curitiba por meio do aplicativo Curitiba AudioWalk (Android).

Com um rico trabalho de pesquisa e apuração, o app é um roteiro sonoro para um passeio a pé pela região central da capital paranaense. Dentro dele, uma narradora mostra detalhes de 14 locais – da Praça João Cândido até a Boca Maldita – que fazem parte da história do Paraná e do País.

Além da narradora, personalidades da cidade ajudam contando parte da história daquele local. O ideal é conectar um fone de ouvido a um smartphone e ir acompanhado trecho por trecho. Outra função do aplicativo é a geolocalização, ela mostra qual ponto mais próximo para o usuário visitar.

Conheço a cidade desde meados de 2000 e sempre gostei de passear por suas esquinas e parques, mas apenas depois de utilizar o app que pude conhecer com mais detalhes sua história. Destaco ainda que, assim como acontece na maioria das metrópoles do mundo, o passeio noturno pela região central de Curitiba não é uma boa opção para fazer sozinho. Em especial, lugares próximos à Praça Garibaldi.

O Curitiba AudioWalk foi financiado pelo Ministério da Cultura em 2014 por meio do Concurso Cultura 2014 e possui versões em inglês e português, além de um passo a passo para usá-lo.