Foto: Alexandre Macieira / Riotur

Festa da virada em Copacabana teve 2,9 milhões de pessoas, segundo a prefeitura do Rio de Janeiro

A TIM registrou 60% de crescimento no tráfego 4G (LTE) durante a festa de réveillon na região da Praia de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, em comparação com a mesma data no ano passado. De acordo com a operadora, 3,6 terabytes (TBs) de dados foram contabilizados em sua rede entre 18h do dia 31 de dezembro e 2h de 1º de janeiro. A festa na praia carioca reuniu mais de 2,9 milhões de pessoas.

Em comparação a uma noite comum na região, o volume de dados da virada do ano foi 12 vezes superior. Os 3,6 TBs de dados equivalem a 436 mil mensagens no WhatsApp; ou 200 mil fotos compartilhadas no Instagram; ou 3 mil horas navegando no Facebook; ou 227 horas de reprodução de vídeos no YouTube.

Na virada do ano, a TIM registrou 174 mil ligações, sendo metade delas (87 mil) realizadas em alta definição e baixa latência no serviço de chamada de voz sobre a rede 4G (VoLTE). O evento na capital fluminense contou com reforço de infraestrutura na rede da operadora, como o uso de estações transportáveis conectadas com fibra ótica.