A TIM liberou nesta segunda-feira, 25, o serviço de voz sobre LTE (VoLTE) para os consumidores de seu serviço pré-pago na cidade de São Paulo, e que permite ligações de alta qualidade através da rede 4G.

A companhia oferece o VoLTE há um ano, porém, estava disponível apenas para assinantes da operadora nos planos pós-pago, controle e corporativo.

Com a tecnologia que opera na frequência de 700 MHz, o cliente paulistano que antes recebia as ligações telefônicas no 3G ou até no 2G – mesmo quando estava conectado à rede 4G –, agora recebe as chamadas pela rede LTE. O serviço funciona inclusive para ligações entre clientes que tenham a voz em HD com quem não têm a solução.

Como vantagens, o VoLTE tem tempo mais rápido, com conexão de aproximadamente de 1 a 2 segundos na ligação, ante 6 e 8 segundos do 3G/2G. Outros diferencias são: possibilidade de usar voz e vídeo na mesma chamada, navegar na Internet 4G enquanto conversa ao telefone e redução no consumo de bateria (em média 35%).

Ressalvas

No entanto, ainda não há acordo de roaming internacional da TIM com outras operadoras para a categoria VoLTE, portanto as chamadas do exterior acontecem por meio das redes 2G e 3G. E, se o usuário perde o sinal 4G durante qualquer ligação, a chamada volta às redes 3G ou 2G disponíveis. Outro porém da solução é que nem todos os smartphones estão habilitados para receber voz em HD.