carteira digital

O pagamento por aproximação está caindo no gosto do brasileiro. De acordo com a Visa, em setembro do ano passado, 20% do total de transações presenciais com seus cartões no Brasil foram feitas por aproximação. O tíquete médio foi de R$ 62.

As unidades da federação onde a participação dos pagamentos por aproximação ficou acima da média foram: Distrito Federal (37%), Amapá (33%), Santa Catarina (27%), Roraima (25%), Mato Grosso (24%), Paraná (24%), Rio Grande do Norte (23%), Rio Grande do Sul (22%) e São Paulo (22%). Em termos de tíquete médio, se destacaram Maranhão, Pará e Distrito Federal: R$ 72.

Histórico

De acordo com a mais recente pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre m-payment e m-commerce no Brasil, publicada em setembro do ano passado, 36% dos brasileiros com smartphone já haviam experimentado realizar pagamentos por aproximação utilizando o aparelho. Dois anos antes, em setembro de 2019, eram 17%.

No Santander, as transações por aproximação responderão por mais da metade do total a partir de janeiro de 2022. O Banco do Brasil também tem noticiado crescimentos expressivos no uso dessa tecnologia.