Cientistas da Universidade de Columbia, nos EUA, desenvolveram um acessório portátil para diagnosticar a infecção pelo vírus HIV e da sífilis através de um app para smartphones Android e iOS. O resultado sai em apenas 15 minutos, na tela do smartphone.

Para realizar o teste, o paciente tira uma gota de sangue do dedo e bota em um coletor de plástico, que, por sua vez, se encaixa em um chip especial. Este chip é em seguida embutido em uma espécie de mini-laboratório, que é o acessório em si, conectado ao smartphone pela entrada do fone de ouvido. Esse acessório não requer bateria: o pouco de energia necessário é provida pelo smartphone. Basta então abrir o app no celular, apertar um botão no acessório e aguardar por 15 minutos. Segundo os cientistas, o produto custaria apenas US$ 34 para ser fabricado.

Foi feito um primeiro teste em Ruanda, com 96 pacientes, a maioria mães soropositivas ou em grupos de risco e com filhos recém-nascidos. 97% das pessoas que experimentaram disseram preferir o teste móvel em vez do tradicional em laboratório, por conta da conveniência e da rapidez do resultado. Ainda são necessários mais testes antes da comercialização. Os resultados da experiência foram publicados no site Science Translational Medicine. Os autores publicaram também um vídeo com o passo a passo do teste no YouTube.