Cientistas do laboratório de computação de dados da Escola de Negócios da Warwick, na Inglaterra, desenvolveram um método para calcular multidões com base em dados coletados de telefones celulares em uma área geográfica pré-determinada. O estudo pode ajudar no futuro em situações de emergência e em desastres com multidões.

Os cientistas acompanharam a quantidade de mensagens de texto, acessos à Internet móvel e mensagens no Twitter feitas ao redor do estádio de futebol San Siro, em Milão, na Itália, durante nove partidas ali realizadas. Foram constatados picos de uso das três métricas nos dias e horários dos jogos. Os dados foram fornecidos pela Telecom Itália e cruzados com os números oficiais de público em cada partida. Depois, em uma décima partida, os cientistas foram capazes de acertar com razoável precisão o público presente no estádio com base apenas nos dados de uso de celulares e de Twitter.

De acordo com os responsáveis pela pesquisa, a melhor métrica para fazer a estimativa é a de usuários de Internet móvel, pois os celulares checam emails e outros apps mesmo quando bloqueados dentro dos bolsos de seus donos.

Os resultados do estudo foram publicados em um paper intitulado "Quantificando multidões com dados de telefones celulares e Twitter", assinado pelos cientistas Federico Botta, Suzy Moat e Tobias Preis.