A Sensedia, empresa brasileira especializada na construção de APIs e SOA, registrou um aumento de 108% na sua receita com APIs no ano passado. E o número de clientes que expuseram suas APIs foi multiplicado por cinco ao longo de 2014. Para 2015, a expectativa é triplicar a receita com APIs e quadriplicar o número de clientes nesse segmento.

Segundo o presidente da companhia, Kleber Bacilli, o impacto em mobilidade é grande especiamente quando se trata de APIs abertas. Foi o caso, por exemplo, da API da Transparência Brasil, aberta antes das eleições do ano passado. A entidade distribuiu mais de 400 chaves de acesso para desenvolvedores e cerca de 70 apps móveis foram produzidos integrados à API.

O executivo cita também o caso do site Dieta & Saúde, que usa uma API para a integração com seus próprios apps móveis, em várias plataformas. Por enquanto a API está fechada, mas a empresa planeja abri-la para permitir a integração com apps de terceiros. "Nesse momento, o principal benefício é o controle de acesso diferenciado por plataforma e toda a visão de analytics que a plataforma de gestão de APIs provê", relata.