A empresa norte-americana de pesquisa comScore divulgou nesta terça-feira, 6, seu novo relatório sobre o mercado de handsets nos Estados Unidos. O estudo, que abrange os meses entre novembro de 2011 e janeiro de 2012, mostra que o Android ampliou sua vantagem na liderança entre os sistemas operacionais móveis, com 48,6% da base de usuários de smartphones, enquanto a Samsung permanece em primeiro lugar entre fabricantes, com 25,4% de participação no mercado de telefones móveis daquele país.

O Android, que já era o sistema operacional mais utilizado por consumidores americanos no trimestre anterior, viu sua fatia de mercado aumentar em 2,3 pontos percentuais, para 48,6%. A Apple vem em seguida, com 29,5%, também registrando um aumento de 1,4 ponto percentual na participação de mercado de seu sistema iOS. A grande decepção foi a RIM, que viu seu “share” cair em dois dois pontos percentuais, para 15,2%, seguida pela Microsoft (4,4%) e pelo Symbian (1,5%).

Fabricantes

Já o ranking de fabricantes de aparelhos móveis continua liderado pela Samsung, que controla 25,4% do mercado, seguida pela LG (19,7%) e pela Motorola (13,2%). Apesar de se manter na quarta posição, a Apple foi a empresa que apresentou maiores avanços no trimestre, vendo seu “share” aumentar de 10,8% para 12,8% do mercado. Por sua vez, a RIM (fabricante do BlackBerry)  viu permanecer inalterada sua fatia de 6,6% do mercado, a qual lhe garante a quinta posição.

A pesquisa mostra ainda que o número de usuários de smartphones nos EUA cresceu 13% em relação ao trimestre anterior, atingindo a marca de 101,3 milhões de usuários.