A Nokia disponibilizou nesta terça-feira, 6, uma atualização de software para o N9, único smartphone do mercado com o sistema operacional MeeGo. A atualização inclui mais de 5 mil mudanças, dentre as quais se destacam: a possibilidade de criar pastas na tela de menu; a tecnologia de reconhecimento facial na câmera e na galeria de fotos;  o suporte aos contatos do Exchange; a opção de vídeochamada dentro do app do GoogleTalk; as notificações de redes sociais na tela de descanso; e o acesso mais rápido ao flash da câmera. Por ser uma atualização pesada, é recomendado que o usuário esteja conectado a uma rede Wi-Fi. O convite para a troca do software deve aparecer automaticamente na tela do smartphone. Se isso não acontecer, o consumidor deve acessar o menu e trilhar o seguinte caminho: configurações – aplicativos – gerenciar aplicativos.

Análise

O MeeGo foi um sistema operacional que veio ao mundo natimorto, fruto de uma parceria entre Nokia e Intel, que juntaram suas antigas plataformas, Maemo e Moblin, respectivamente. Com a decisão da fabricante finlandesa de adotar o Windows Phone como sua plataforma principal para smartphones, o projeto do MeeGo foi abortado, sobrando tempo apenas para o lançamento do N9, que já estava em linha final de desenvolvimento.

À época do lançamento do N9, a Nokia foi muito criticada por botar no aparelho um sistema operacional que não era mais a sua prioridade. Analistas questionaram  por que alguém compraria um smartphone cujo OS estava fadado ao fim. A atualização apresentada esta semana para o MeeGo serve como resposta da Nokia a parte dessas críticas e uma demonstração de respeito para com os consumidores que adquiriram o N9.