Em tempos de crise, um dos grandes desafios das empresas está em atrair e conquistar clientes buscando caminhos cada vez mais inovadores e econômicos. Na era do mobile thinking, muitas companhias estão investindo em levar toda a sua vitrine virtual para mais perto do consumidor, ou seja, para a tela de um smartphone. Nesse contexto, você sabe dizer se o site da sua empresa é responsivo? Se adapta aos diversos formatos de telas dos dispositivos móveis e ainda oferece uma experiência de navegação ágil e eficiente? Se a resposta é não, você pode estar perdendo clientes para a concorrência. Essa conclusão faz parte de uma pesquisa divulgada pela Social Media Hat, que aponta que 47% dos usuários não voltam a um site que não carrega corretamente em seus dispositivos móveis.

Se o comportamento do consumidor mudou consideravelmente, o principal buscador online do mercado também alterou suas formas de categorizar a qualidade e relevância dos sites. Recentes mudanças no algoritmo de busca do Google passaram a considerar mais relevantes os sites amigáveis a celulares, apresentando queda de 21% da participação de sites não amigáveis a celulares nas páginas de resultados de pesquisa do Google em mais de 20 mil endereços analisados. Além disso, houve queda abrupta na presença desses sites não responsivos nas três primeiras páginas de busca do Google.

Dados mais evidentes do estudo eMarketer mostram ainda que 62,7% dos usuários de Internet acessarão a rede por smartphones até o fim de 2016 – 11,9 pontos percentuais a mais que a porcentagem de 2015. Dessa forma, é natural que esses usuários precisem de sites que ofereçam uma experiência apropriada para as telas pequenas. Para 2016, é assim que um projeto web deve ser: foco no usuário móvel, que estará conectado durante toda a sua jornada, que abrange desde a fase inicial da pesquisa até sua chegada ao mercado na hora da tomada de decisão.

Por meio de uma metodologia chamada “Mobile-first”, qualquer empresa, independentemente do segmento, pode ampliar sua presença digital por meio de um layout planejado, em primeiro lugar, para usuários de dispositivos móveis. A abordagem mobile-first considera estratégias de conteúdo, design do site e SEO, aumentando o engajamento dos usuários e gerando mais leads às empresas.

Unir a execução de um projeto com o foco em mobile-first com o desenvolvimento de um site em cima de um CMS (Content Management System ou Sistema Gerenciador de Conteúdo) é muito importante. Essa combinação permite que as atualizações das informações (textos e banners) sejam feitas pelos próprios colaboradores do negócio, sem necessitar novamente de programadores. Entre as melhores práticas que podem ser consideradas para um projeto neste modelo estão: o formato e interface do site, um portal funcional para atingir resultados, a entrega do que o usuário está procurando por meio do fácil acesso a conteúdos, além de engajamento e conteúdo relevante e impactante.

De acordo com um levantamento feito pela Search Optics, empresas que converteram seu site antigo para uma plataforma responsiva atingiram um aumento de 19% nas conversões de visitantes em leads, além de ampliar o engajamento dos usuários com o site. O tráfego orgânico mobile aumentou em média 101% e a taxa de rejeição foi melhorada em 21%.