A Mozilla liberou nesta segunda-feira, 6, o simulador do sistema operacional móvel Firefox OS em sua versão 3.0. Os novos recursos dessa versão trazem uma significante redução do tamanho do download e da instalação do simulador, inicialização mais rápida e correção de bugs, entre outras melhorias.

O Firefox OS deverá ser lançado  no segundo semestre de 2013 e a ideia é que seja um sistema operacional simples, para  rodar em smartphones de baixo custo, sem a necessidade de processadores robustos. A Mozilla conta com o apoio das duas maiores operadoras da América Latina: a Telefônica e a América Móvil, que enxergam a parceria como estratégica no sentido de enfraquecer o duopólio Android e iOS nesse segmento e baratear o preço dos smartphones. 

A Mozilla comunicou também a parceria com a OTOY, companhia de software que vai capacitar a próxima geração de serviços de streaming através da computação em nuvem, para o lançamento do ORBX.js. Esta biblioteca de JavaScript permite que aplicativos de Windows, Linux ou Mac OSX possam ser virtualizados na nuvem e transmitidos para qualquer navegador com HTML5 habilitado, incluindo aqueles em execução em dispositivos móveis.

Outra novidade anunciada foi a liberação da versão demo do jogo Epic Citadel, que pode ser conferida em diversos browsers. O navegador mais indicado pela Mozilla é o Firefox Nightly, que inclui melhorias para asm.js e suporte para Web Audio API.