Firefox OS tinha como proposta facilitar interoperabilidade de apps entre web e outras plataformas. (crédito: divulgação)

O Firefox é conhecido por ser uma alternativa open source de navegador, com foco na privacidade do usuário. Em 2013, a Mozilla, sua desenvolvedora, lançou o Firefox OS, um sistema operacional open source para smartphones, tablets, smart TVs e outros dispositivos. Baseado em Linux, ele foi desenhado para receber contribuições de uma comunidade de desenvolvedores.

Sistema operacional tinha espaço de descoberta de apps na tela inicial (crédito: reprodução)

Os seus alvos principais eram smartphones e tablets de entrada, vendidos em países em desenvolvimento, para pessoas que ainda não tinham um smartphone. Sua primeira demonstração pública, no Mobile World Congress de 2012, foi em um Samsung Galaxy II. O protótipo foi anunciado pela Mozilla conjuntamente com sua primeira parceira, a Telefónica, e outros apoiadores, como Adobe, Qualcomm e Deutsche Telekom.

Visualmente, o sistema operacional era parecido com o que existia na época, a despeito de algumas inovações, como uma seção dedicada à descoberta de apps na tela inicial. No entanto, a plataforma tinha uma abordagem diferente, no que diz respeito ao desenvolvimento e distribuição de aplicativos. Ela foi divulgada como uma forma de preencher as lacunas que impediam apps de web de serem equivalentes de seus nativos móveis. Diversas fabricantes lançaram dispositivos compatíveis, como ZTE, Alcatel, Huawei e LG. Alguns deles eram específicos para o Firefox OS, outros não.

O Firefox OS era diferente de sistemas operacionais tradicionais, em que apps são desenvolvidos especificamente para uma determinada plataforma, como Android ou iOS, considerando suas especificidades de design e funcionamento. Ele tinha uma abordagem mais aberta. Todo app no sistema operacional rodava exclusivamente usando tecnologias web, como HTML, CSS e Javascript, de forma a reduzir a curva de dificuldade associada à interoperabilidade de apps entre diferentes plataformas.

Como outros sistemas operacionais de dispositivos móveis lançados na década de 2010, o Firefox OS enfrentou um cenário competitivo. Após o pontapé inicial da Apple, com o lançamento do iPhone, em 2007, o iOS e o Android se consolidaram como plataformas líderes do mercado global. Ambas tinham o apoio de um ecossistema, em que inovações surgiam anualmente. O Firefox OS, por outro lado, não.

Em setembro de 2016, a Mozilla anunciou a descontinuação do Firefox OS. Ainda que tenha durado pouco, o sistema operacional teve impactos. Baseado nele, o KaiOS é de uma companhia de mesmo nome de Hong Kong, cujo maior acionista é o conglomerado multinacional de eletrônicos chinês TCL. Em maio de 2018, ele estava à frente do iOS na Índia, mas hoje é o terceiro sistema operacional mais usado do país, com market share de 0,54%.